Curiosidades sobre a alimentação dos cães

6 curiosidades sobre a alimentação dos cães

Nenhum comentário

Curiosidades sobre a alimentação dos cães

Para que você fique por dentro de como funciona o “mecanismo” de alimentação dos pets, deixamos 6 curiosidades sobre a alimentação dos cães que vão surpreender você!

1 – A alimentação dos cães tem valor social

Para os cachorros, o acesso à comida está relacionado com a organização do grupo ou da matilha.
Na matilha, alguns cachorros se alimentam antes e os demais esperam pacientemente a sua vez. Para eles, o controle da comida tem um significado, além de fazer parte de um ritual que exige uma sofisticada comunicação entre os membros da matilha.

2 – Oferecer alimentos como forma de recompensa pode desencadear doenças

Quem nunca ofereceu um petisco ou biscoito para chamar a atenção ou agradar seu cão?
Para ele, a relação pode significar apenas a troca de comidas, pois você, o “líder da matilha”, utiliza os alimentos como uma forma de desculpar seus erros, ausências ou por não ter tempo para brincar com os integrantes de “sua matilha”.

O simples ato de compartilhar alimento com um cão, mostra toda seu carinho e estima social, porém, pode desencadear comportamentos contrários, como falta de horários de alimentação e desordens nutricionais como o diabetes e excesso de peso.

3 – Os cães precisam de uma rotina alimentar

Como falado anteriormente, a falta de horário e rotina para a alimentação causa problemas para os pets. Por ser uma atividade prazerosa, o peludo pode criar o hábito de pedir comida a todo momento ou então, começar a escolher o que e quando comer.

A alimentação dos cães deve ser adequada para a idade, atividade física, peso e outras particularidades. Desta forma, consulte sempre o profissional veterinário para acompanhamento da saúde e desenvolvimento de seu cão.

4 – Os cães precisam de 15 a 20 minutos para comer

Mais do que tempo para comer, os animais precisam de tranquilidade. Para isso o tutor deve oferecer a comida em uma única vasilha para cada cão, caso tenha mais de um mascote e, se possível sempre no mesmo local da residência, para que o pet consiga identificar que aquele é horário e local indicados para sua alimentação. Após 15 a 20 minutos, se o cachorro não comer, retire o alimento da vasilha e só ofereça alimentação no próximo horário indicado.

5 – Chocolate? Nunca!

Próximos ao período da Páscoa e outras festas, o chocolate assume papel principal entre os doces preferidos da família, mas é importante alertar a todos da casa: Chocolate nunca para os pets!!

A teobromina, é um alcaloide do cacau, presente no chocolate e que pode estimular o sistema nervoso, aumentar o ritmo cardíaco e a respiração. Olhe o perigo: Um cachorro que pese 22 quilos pode morrer se ingerir menos de 150 gramas de chocolate puro!!!!!!!!!!!

6 – Misturar alimentos pode ser fatal para os cachorros

É sempre saudável alternar os ingredientes da alimentação dos pets, o que é muito diferente de “misturar com a comida”.

O veterinário pode indicar diferentes proteínas e fibras para a formulação da alimentação dos peludos, alternando frango com bovinos, coelhos, utilizar diferentes legumes, em uma infinidade de variações, conforme as características e necessidades do cão.

Isso pode ser bastante salutar para os pets. O risco é misturar diferentes grupos de alimentos, que tenham processos de digestão diversos. O cachorro pode até comer naturalmente, mas em pouco tempo irá sentir os resultados, que podem ir de gases, dores abdominais até uma torção gástrica, que pode levar o cachorro à morte e com muitos sofrimentos.

Se não quer correr riscos alimentares com seus amigos de 4 patas, ofereça alimentação saudável e de qualidade, sempre formulada por veterinários ou profissionais de nutrologia animal.

Post anterior
Como introduzir a alimentação natural para seus cães
Próximo post
Ração para pets não retrata a verdade – Dieta à base de frango e milho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu