Cálcio na Alimentação Natural - PetNut

O Cálcio na Alimentação Natural para Adultos e Filhotes

Nenhum comentário

Cálcio na Alimentação Natural – Não pode faltar esse importante nutriente para o desenvolvimento dos cães

O cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento de cães adultos e filhotes, pois, junto com o fósforo forma toda a ossatura do pet e é fundamental para o correto funcionamento do sistema nervoso, muscular e hormonal.

Seja em uma dieta natural ou uma dieta comercial, o cálcio deve estar presente em quantidades adequadas ao período de vida do cachorro (filhote, adulto ou idoso). O balanceamento entre cálcio e fósforo é fundamento para saúde e manutenção dos ossos e evitam fraturas e sérios problemas, que chegam com a maturidade

Um cachorro adulto necessita aproximadamente de 120 mg/kg/dia de cálcio. Por sua vez, um filhote necessita mais que o dobro, próximo dos 320 mg/kg/dia de cálcio.

Vale destacar que o sistema hormonal dos cães é muito importante e precisa estar estável. A glândula tiroidal (glândula tiróide) não funcionará corretamente se o nível de cálcio no sange não estiver adequado, o que provocará graves problemas hormonais no pet.

Cálcio na Alimentação Natural

A casca de ovo, quando moída finamente é uma excelente fonte de cálcio, podendo ser usada na suplementação da alimentação natural, quando não se tem outra forma de suplementar.

Peixes também são ótimas fontes de cálcio, além de vitaminas e minerais e podem suplementar a alimentação natural e prevenir doenças, como a anemia, os mais indicados são: atum, salmão e as sardinhas.

Outra fonte de cálcio de grande qualidade é o próprio osso. Porém, este apresenta dois problemas para o cão: dificuldade de morder e triturar e a quantidade de fósforo, que nem sempre é ideal. Para o tutor, todo cuidado é pouco ao oferecer ossos aos cães, pois eles podem provocar perfurações intestinais e outros problemas, dependendo de como o pet morde e quebra o osso.

Existem boatos que pregam que quanto mais cálcio introduzimos na alimentação dos cães, mais eles crescerão. São crenças que associam o cálcio ao crescimento contínuo dos ossos.

Realmente, O cálcio, para adultos e filhotes, auxilia no crescimento e fortalecimento dos ossos, mas não continuamente, pois cada raça possui suas características próprias e, por isso mesmo, necessidades alimentares específicas. Mais não significa melhor!

Importante: NUNCA OFERECER OU FAZER a dieta natural e saudável sem a supervisão de um veterinário e, sempre que possível, especialista em nutrição para cães.

Post anterior
Os pets e os fogos de artifício do Ano Novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu