Dezembro Verde - Abandono de Animais - PetNut

Dezembro Verde chega para conscientizar sobre o abandono animal

Nenhum comentário

As férias de verão estão próximas e os ativistas e simpatizantes da causa animal chamam a atenção para o Dezembro Verde para conscientizar as pessoas sobre o abandono animal no Brasil.

O período de festas e férias, entre dezembro e fevereiro, é crítico para os animais, que mesmo amparados pela lei, que considera crime o abandono, são as grandes vítimas e isso ocorre em grande número pelo no Brasil.

A iniciativa do Dezembro Verde é do protetor animal Alex Paiva, de Sobral, no Ceará. Com mais de 30 anos de atuação, Paiva via as estatísticas crescendo e queria uma ação mais efetiva para a conscientização da população.

E é preciso mesmo, porque segundo o IBGE, a população canina de 55,2 milhões e uma felina de 22 milhões, em todo país, sem que isso represente que todos tenham lar ou cuidadores definitivos, muitos estão soltos pelas cidades.

Abandono de animais é crime

Maus tratos e abandono de animais são considerados crimes e estão previstos na lei 9.605/98, e ainda, muitas cidades brasileiras também possuem legislação sobre o assunto, punindo crueldade e os maus tratos em animais.

Além das férias de verão, outros fatores estão relacionados ao abandono de animais, como fatores econômicos, mudança de endereço, comportamento do animal, alergias, morte ou hospitalização do tutor, nascimento de filhos.

No entanto, a legislação não considera válida nenhuma dessas justificativas, investigando, em caso de denúncias e punindo, quando comprovado. As denuncias devem ser feitas para a Polícia Militar ou Ministério Público.

Animais em situação de abandono sofrem profundamente, pois estão vulneráveis às doenças contagiosas, pois, em geral, não são vacinados e vermifugados, sua imunidade é muito baixa e, invariavelmente, apresentam quadros de depressão e tristeza profunda, causados pelo abandono dos tutores.

A população pode ajudar de forma efetiva, como resgatando, ajudando nos tratamentos de animais resgatados pelas Associações de proteção, sendo um lar temporário ou adotando um animal abandonada.

Por isso, o Dezembro Verde chega para conscientizar a sociedade sobre o abandono animal, formas de denunciar mas, principalmente, educar a população que os animais são seres vivos, não brinquedos e, por isso mesmo, sentem fome, dores e, como todo ser, precisam de carinho e respeito.


link desse artigo
https://www.petnut.com.br/dezembro-verde-chega-para-conscientizar-sobre-o-abandono-animal/

 

 

Post anterior
7 frutas indicadas para os pets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu