Alimentação Natural e os problemas gastrointestinais

Nenhum comentário

É bastante comum os tutores relatarem vômitos ou diarreia quando introduzem um novo tipo de alimentação. Essa é uma reação normal do organismo do pet, principalmente nos primeiros dias. Entretanto, é preciso ficar atento com a frequência desses sintomas, pois, podem apontar para os problemas gastrointestinais em cachorros e gatos.

Também é comum a torção gástrica, que pode ser desencadeada por causa de uma alimentação exagerada, muito rápida e, muitas vezes com alimentos inadequados.

Mas, aqui vamos tratar de outras doenças. Vômitos e diarreias por dias seguidos são os sinais de alerta que o pet precisa de assistência veterinária para um diagnóstico preciso.  Sem o tratamento adequado, o cão ou gato podem ficar muito debilitados e isso comprometer o desenvolvimento e levar até à morte.

As doenças gastrointestinais em cães e gatos

Algumas enteropatias, ou seja, as doenças gastrointestinais, são causadas por infestação de bactérias nocivas, o que pode ser evitado com a vermifugação periódica indicada pelo veterinário.

Estudos clínicos indicam predisposição de algumas raças para o desenvolvimento de enteropatias , como a Doença inflamatória Intestinal, que acomete Boxer, Pastor Alemão e Roteweiller.

Um dos distúrbios intestinais bastante relatados é o popular “intestino permeável”, que é o desequilíbrio da flora intestinal, também chamado de disbiose e pode ter várias causas, como, por exemplo,  o uso de certos antibióticos, que atacam as bactérias boas, que equilibram o sistema gastrointestinal.

Gatos e cães com disbiose geralmente apresentam fezes amolecidas ou com muco, excesso ou falta total de apetite, ruídos intestinais e comportamento que indica, desconforto e incômodo como ficar lambendo objetos ou o próprio focinho.

Quando não diagnosticados e tratados corretamente, os pets podem desenvolver alguns tipos de cânceres e sofrer com a degeneração dos rins ou do fígado.

A intolerância a certos tipos de alimentos também pode ser uma das causas dos problemas gastrointestinais em cachorros e gatos . Os pets desenvolvem sensibilidades a certos ingredientes que compõem a alimentação.  Ao evoluir, essa sensibilidade poderá propiciar o desenvolvimento de uma inflamação intestinal.

A inflamação intestinal, que também pode ter origem genética, tem como principais sintomas a diarreia e vômito crônicos, é uma doença grave e precisa ser cuidada com urgência

A boa alimentação como prevenção

Uma dieta de Alimentação Natural prescrita para cada situação, auxilia no tratamento de diversas doenças, como por exemplo, gastrite canina, colite, má absorção intestinal aguda, insuficiência pancreática, entre outras; garantindo os nutrientes adequados e sem agredir o sistema digestivo.

É importante que o tutor fique atento ao pet e, qualquer sintoma ou comportamento diferente, tais como perda de peso, falta de apetite, prostração, diarreia e vômitos, levá-lo imediatamente ao veterinário.

Comece hoje a oferecer a dieta adequada do seu cão clicando aqui 

Post anterior
Quais legumes posso dar para o cachorro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu